Com 302 m², primeiro jardim vertical do Minhocão é concluído em São Paulo

g502360

Foi concluída no dia 5 de setembro a instalação do primeiro jardim vertical na região do Elevado Costa e Silva, o Minhocão, no Centro de São Paulo. Construído pela WTorre ao custo de R$ 250 mil na parte lateral do Edifício Huds, o painel verde tem 302 m² e 29 espécies de plantas. A manutenção será feita pela construtora durante seis meses e, após o prazo, a administração municipal assumirá os serviços.

A iniciativa é conduzida pelo Movimento 90°, que prevê a construção de 8 mil m² de jardins verticais e paredes verdes nos arredores do Minhocão. O coletivo estima que 20 edifícios terão suas empenas cobertas com vegetação, sendo que sete prédios já aguardam avaliação da prefeitura para receber as estruturas de suporte para as plantas.

A rega das plantas será feita pela empresa Regatec com uma técnica sustentável que consiste em vários setores de gotejamento, que diferenciam a irrigação de acordo com a altura. Na parte inferior do painel, haverá uma calha que coleta de volta a água fazendo um circuito fechado, com total aproveitamento dos recursos hídricos utilizados na etapa de irrigação.

O sistema também dispõe de um controlador digital com capacidade de monitorar as vazões e, em caso de falha, emitir um alarme. Segundo a empresa, um projeto como este, seguindo à risca o processo correto de instalação e manutenção, pode ultrapassar 20 anos.

Fonte: Infraestrutura Urbana