Quatro incríveis aplicativos de realidade aumentada para arquitetos e construtores

aplicativos_realidade_aumentada_0_capa

Apesar de ganhar espaço apenas na última década, com a popularização dos smartphones, a realidade aumentada teve seus primeiros testes ainda nos anos 70. É uma tecnologia que promete revolucionar diversos setores e mudar a forma como arquitetos e engenheiros apresentam seus projetos.

Ela permite a integração de informações virtuais – geralmente tridimensionais – em ambientes reais com uso de uma câmera, possibilitando a interação real entre o usuário e a tecnologia através de um pequeno código encriptado.

As lojas de aplicativos para smartphones oferecem uma série de opções de softwares que leem os códigos de realidade virtual. Nesta lista, separamos algumas opções que valem a pena serem testadas. Confira:

1 – Aurasma (IOS e Android)

É o aplicativo líder do setor e utiliza o conceito de realidade aumentada para transformar a forma como pessoas interagem com objetos, como revistas e jornais. É o único que permite o compartilhamento dessas experiências.

2 – Augment (IOS e Android)

É uma aplicação móvel que permite a visualização de modelos 3D em uma realidade aumentada, integrada em tempo real com seu tamanho e ambiente verdadeiro. É ideal para reforçar vendas e, no site, é possível fazer upload de seus próprios modelos 3D.

3 – DAQRI 4D (Android e IOS)

O aplicativo DAQRI 4D promete inserir seu usuário em um ambiente 4D com visualizações criativas e uso de storytelling.

4 – Zappar (Android e IOS)


O aplicativo Zappar funciona sob o mesmo conceito dos demais aplicativos, mas acrescenta toda a interatividade dos videogames na sua visualização 3D.

Fonte: Blog AEC