Vídeo mostra como será a principal obra da Sabesp para abastecimento da Grande São Paulo

Untitled-2

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) divulgou na última semana um vídeo feito por um drone que mostra como serão executadas as obras de interligação entre os sistemas Rio Grande e Alto Tietê para a transferência de quatro mil litros de água por segundo por meio de 11 km de tubulações. O projeto de R$ 130 milhões deve ser concluído em agosto e é o principal do governo estadual para garantir o abastecimento da Grande São Paulo este ano.

As obras, que devem começar nos próximos dias, incluem a instalação de quatro bombas para levar a água 80 metros acima, superando o morro que divide a região do ABC Paulista, onde fica o Sistema Rio Grande, de Suzano, no Alto Tietê; e de adutoras para transportar a água até o córrego Taiaçupeba-Mirim e, posteriormente, até a represa Taiaçupeba, onde fica a estação de tratamento.

O objetivo do projeto é aumentar a quantidade de água que entra no Sistema Alto Tietê neste período de poucas chuvas, que vai até o fim de setembro. O sistema é composto por cinco represas (Ponte Nova, Paraitinga, Biritiba-Mirim, Jundiaí e Taiaçupeba), que são alimentadas pela chuva direta sobre elas e pelos rios que as abastecem.

Fonte: Infraestrutura Urbana